Vale a pena anunciar no Google Ads?

[DESCRIÇÃO]

Vivemos em um período de interseção de catástrofes. Como se não bastasse a pandemia global de um vírus letal, temos também uma epidemia local de burrice seletiva e uma nova ameaça: a explosão de cursos de gestão de tráfego criados por pessoas que acabaram de saber o que é gestão de tráfego. Ok, vamos falar sobre isso.

[NOTAS DO EPISÓDIO]

// Trivia

“Antes tarde do que mais tarde.”

[TRANSCRIÇÃO]

INTRO

“Depois dos cursos definitivos de Google Ads,
dos cursos sobre como fazer cursos de Google Ads,
vem aí o primeiro curso de formação em mentoria quântica com técnicas de neuro-alguma-coisa para novos profissionais de Google Ads que nunca usaram a ferramenta, mas poderão faturar muito dinheiro ensinando outras pessoas a criarem cursos de Google Ads e principalmente campanhas no Youtube para vender cursos de Google Ads.”

Tá, eu não sei brincar.

ABERTURA

Ei! Aqui é o Amarred, e você está ouvindo Google Ads na Veia: um podcast criado para ajudar empreendedores e profissionais de marketing a elevar o nível de suas campanhas e alcançar melhores resultados no Google. Ok, vamos fazer isso!

CONTEÚDO

Se tem uma coisa que está quase me fazendo parar de usar o Youtube ou pagar por uma conta Pro é a onda de anúncios de cursos de Google Ads que está rolando. Insuportável.

Tem maluco passando frio na Times Square pra dizer que é bem sucedido no Google Ads, se é que isso faz sentido… o outro anda num carro todo bacana e diz que só não ganha 30 mil por mês quem não quer. Parece que abriram a porta dos desesperados do mundo invertido do Google Ads e eu tô preso nesse lopping.

Se você já me escuta, sabe que eu não criei este podcast para dar falsas esperanças para pessoas desesperadas.

Também não criei ele usando uma fórmula mágica de podcasts incríveis.

A embalagem não é o produto.

Então, se você está pensando em começar a investir no Google Ads ou até mesmo criar uma prática para tornar disso a sua profissão, cuidado com o conteúdo que você consome.

Neste episódio, vou falar sobre meu ponto de vista sobre o valor de anunciar no Google. É uma fala para empreendedores, um ponto de vista, mas pelo menos é de alguém que não vive num paraíso imaginário do Youtube.

Hoje eu quero responder só uma pergunta, que é a seguinte:

Vale a pena investir no Google Ads?

Bom, se você empreende, você sabe que “valer a pena” é algo subjetivo, mesmo que esteja dando resultado positivo.

Ninguém mais além de você conhece as suas outras opções, ou seja o seu custo de oportunidade.

Mas o que você acha que significa aparecer no Google, neste mundo em que vivemos hoje?

Qual foi a última vez que você comprou alguma coisa após andar aleatoriamente pela rua e entrar em uma loja que você nem conhecia?

Tá, turistas não contam.

Mas pense bem, estou falando de antes da pandemia, quando ainda existiam muitas lojas na rua. Lembra dessa época? Então, tô falando dela.

Agora pense nas gerações de pessoas mais novas, os seus futuros clientes.

Pense na transformação pela qual o mundo está passando neste momento.

Ah, você trabalha com serviços? Como que a lista telefônica tem contribuído com o seu negócio atualmente?

Será que aparecer bem no Google é essencial, quero dizer, vital para os seus negócios?

Bom, se você pensa que Branding é importante (e eu realmente espero que você pense isso), então de cara a resposta é sim.

Você tem a intenção de aparecer entre os resultados mais altos no Google para quem realmente precisa de você e está naquele momento com a intenção de tomar uma atitude?

Eu pergunto isso porque a intenção é uma parada muito poderosa no Google Ads. E até mesmo duas palavras-chave muito parecidas podem trazer tráfego com intenções que são completamente diferentes.

Bom, Branding é apenas uma das coisas que podem ser alcançadas com o Google Ads.

A resposta direta do público-alvo, ou seja as vendas, pedidos de orçamento, os downloads de arquivos importantes ou a pessoa assinar uma newsletter no site costuma ser o objetivo da maioria dos anunciantes.

“Bora fazer uns ROI.” Eles dizem.

Para gerar resposta direta no site, o Google é a ferramenta.

Com o alinhamento correto dos astros no Cosmos, quero dizer, com a segmentação correta das campanhas (e também, é claro, um pouco de sorte), você pode conseguir novos clientes para o seu negócio, a partir do dia 1 anunciando no Google Ads.

Poder, pode… mas…

Mas se você me perguntasse se vai realmente conseguir novos clientes desde o primeiro dia de campanhas, eu responderia que provavelmente não.

Você vai conseguir na primeira semana? Talvez.

No primeiro mês? Eu espero que sim.

É garantido? De jeito nenhum!

Vai valer a pena no final? Aí depende…

Apenas uma coisa é garantida: com uma estratégia elaborada você terá, no mínimo, uma certa quantidade de dados interessante para entender melhor o seu público-alvo.

Mesmo que demore um pouco mais, estas informações eventualmente vão te ajudar a chegar onde você quer chegar.

Como uma plataforma de aprendizagem de marketing, o Google Ads, se for bem utilizado, sempre vale a pena.

Vamos fazer um exercício rápido de imaginação. Coisa simples. Coisa básica mesmo.

Imagine que você vai fazer a veiculação de um anúncio para algum meio offline.

Custa caro fazer o anúncio e provavelmente custa mais caro ainda veicula-lo.

Pode ser que você dê sorte.

E sinceramente, sorte é ótimo, é sempre bem-vinda.

Mas sorte não pode fazer parte da estratégia.

Agora imagine que antes de apostar neste tudo ou nada neste anúncio, fosse possível você testar diferentes opções de mensagens e descobrir quais funcionam melhor com o seu público.

O Google Ads permite isso. De forma rápida e eficiente, você consegue saber quais mensagens geram mais resposta do seu público. Provavelmente é porque elas se conectam melhor com as intenções das pessoas.

Então, nunca pense no Google Ads como se fosse “mais uma mídia”. Ele não é “mais uma mídia”.

O Google Ads é sobre intenções e, por causa disso, além de atrair clientes, ele gera um subproduto chamado inteligência de marketing para o seu negócio.

Essas informações são tão valiosas que de uns tempos para cá começaram a ser retiradas da plataforma. Mas ainda dá tempo de aprender muita coisa.

FECHAMENTO

Se você achou este episódio interessante (ou principalmente se você não tiver achado), entre no site www.googleadsnaveia.com.br e me envie uma mensagem por lá. Você pode enviar a mensagem por texto ou por voz, e eu vou ouvir.