Teste com Anúncios Responsivos

[DESCRIÇÃO]

O que acontece quando a gente coloca o Google para brigar consigo mesmo? Neste episódio, eu comento os resultados de um teste que fiz com Anúncios Responsivos contra Anúncios de Texto Expandido e Anúncios Dinâmicos.

[NOTAS DO EPISÓDIO]

// Trivia

“Este episódio também foi escrito a mão, numa mesa de bar, sob influência de acarajé apimentado e cerveja.”

[TRANSCRIÇÃO]

Olá!

Estive um pouco ausente daqui. Outras áreas da vida me tomaram a atenção e eu realmente não gosto de fazer algo sem estar inspirado.

Mas recentemente fiz um teste no Google Ads que achei que poderia ser interessante compartilhar com você.

O Google tem forçado muitas coisas em cima da gente, mudanças que nem sempre chegam de forma suave. Numa delas, mais recente, o Google anunciou que não poderíamos mais criar anúncios de texto expandido após 30 de junho de 2022.

O que resta é criar anúncios responsivos, aquele onde colocamos variações de títulos e descrições, possibilitando que o Google monte um anúncio na hora para cada pessoa, com títulos e descrições que fariam mais sentido para a pessoa, com base no aprendizado de máquina.

Sem dúvidas há algumas vantagens no formato, mas me incomoda o fato de eu não ter mais o controle total sobre como o anúncio será exibido.

Afinal, qual tipo de anúncio é melhor?

Pensando nisso, eu criei um teste que joga o Google contra ele mesmo, fazendo com que anúncios de texto expandido, anúncios responsivos e anúncios dinâmicos concorram entre si pela mesma verba e no episódio de hoje irei compartilhar os resultados.

INTRO

No episódio intitulado Controle, nós ainda estávamos no início da pandemia. De lá pra cá, o Google mudou muito. A pandemia e a ascensão do digital neste período parece ter acelerado as mudanças no Google e temos a impressão de que vivemos cinco anos em dois.

É urgente começarmos a pensar na essência do que fazemos e como continuaremos fazendo isso num mundo tomado por máquinas.

Não vou entrar em detalhes de como o teste foi montado, mas foram 23 dias de disputa entre os formatos de anúncios e as conversões configuradas na conta eram: o envio de formulário de contato pelo site, a ativação do Whatsapp pelo site e as ligações telefônicas com mais de 60 segundos, geradas à partir dos próprios anúncios ou pelo site.

Eu imaginava que o anúncio de texto expandido, dos quais tenho mais controle, teriam maior taxa de conversão do que o anúncio responsivo ou os anúncios dinâmicos, mas era provável que os anúncios responsivos fossem favorecidos pelo sistema no que diz respeito à verba.

Vamos aos resultados!

1 – Verba

Começando então pela verba consumida, o Google deu 86,8% da verba para o anúncio responsivo. O anúncio de texto expandido levou 12,2% da verba e, os anúncios dinâmicos, apenas 1%.

Eu estava certo sobre o Google favorecer o anúncio de texto responsivo, mas me surpreendeu que ele deixou os anúncios dinâmicos tão de lado, levando em conta que é o próprio Google que os gera.

2 – Impressões e Cliques

Os anúncios responsivos foram responsáveis por 90% das impressões e 92,6% dos cliques.

Os anúncios de texto expandido geraram 9,5% das impressões e 7,1% dos cliques.

Já os anúncios dinâmicos trouxeram apenas 0,5% das impressões e 0,3% dos cliques.

3 – Taxa de Cliques

Quanto à taxa de cliques, uma das métricas mais importantes para o sistema (afinal, o Google ganha dinheiro quando alguém clica), eu imaginava que o anúncio responsivo tinha boas chances de se saírem melhor, já que é flexível e possui o aprendizado de máquina em cima. Fiquei surpreso, no entanto, da taxa de cliques dele ter sido 40% maior do que a taxa de cliques do anúncio de texto expandido. Em relação à taxa de cliques dos anúncios dinâmicos, a do anúncio responsivo foi precisamente o dobro.

4 – Custo por Clique

E quanto ao custo por clique dos diferentes formatos de anúncios?

O CPC médio do anúncio responsivo foi 45% mais baixo do que o CPC médio do anúncio de texto expandido e 73% mais baixo do que o CPC médio do anúncio dinâmico. Não é pouca coisa.

Os anúncios dinâmicos tiveram um custo por clique médio duas vezes maior do que o anúncio de texto expandido.

5 – Taxa de Conversão

Com relação à taxa de conversão, eu estava certo em minha hipótese. Meu anúncio de texto expandido teve uma taxa de conversão 51% maior do que a do anúncio responsivo, gerando 10,4% das conversões (lembrando que ele foi prejudicado na distribuição de verba).

O anúncio responsivo gerou 89,6% das conversões, enquanto os anúncios dinâmicos não produziram 1 conversão sequer.

6 – Custo por Conversão

Fiquei surpreso também com o que aconteceu com o custo por conversão. O anúncio responsivo gerou conversões em média 17% mais baratas do que as do anúncio de texto expandido.

Fechando

Este foi o teste que eu fiz por uma mistura de curiosidade e tédio. Num próximo episódio, falarei sobre melhores práticas com os anúncios responsivos, já que teremos que usá-los cada vez mais daqui pra frente.