Consultoria em Google Ads

Antes tarde do que mais tarde. Um ano depois, estou de volta com uma reflexão sobre o estado atual das coisas e como se recuperar de uma catástrofe de performance no Google Ads.

[NOTAS DO EPISÓDIO]

// Trivia

Vou comprar um bolo e cantar parabéns para a minha ausência.

Este espisódio contém o depoimento da ouvinte:
Alexandra Sanglard (Coaching e Mentoria)
https://www.alexandrasanglard.com.br/

[TRANSCRIÇÃO]

INTRO

Pouco mais de um ano depois do último episódio deste podcast, estou de volta e vou falar sobre como as coisas estão.

Mas vou fazer uma analogia aqui para não dar bois aos nomes.

Senta, que essa intro vai ser longa…

Imagine que você mora com alguém e, um belo dia, essa pessoa te pede para sair e comprar um carboidrato.

Chegando no supermercado, você descobre alguns produtos que resolvem o problema: arroz, aveia, tapioca, mamão, pão, ameixa, abacate, ovo, couve-flor e até brócolis.

Você volta para casa com pães e ovos meticulosamente selecionados.

Missão cumprida, só que não.

“Na verdade eu queria um croissant.” – você escuta e percebe que acaba de tropeçar na cauda longa dos carboidratos.

Então você volta ao supermercado, e pede um croissant para um funcionário da área de padaria. Com essa palavra-chave exata, você encontra exatamente o que procura.

Voltando para a casa com a solução correta, o equilíbrio do mundo é restaurado e a vida segue feliz.

Até que um outro belo dia, a pessoa que mora com você te pede novamente para comprar um carboidrato.

“Você quer dizer “croissant?”

“Sim, claro. Eu gostaria de um croissant”.

Então… você sabe o que fazer.

Chegando no supermercado, você se depara com mudanças bizarras.

Ao invés de encontrar prateleiras e ilhas organizadas por categorias de itens, como produtos de limpeza, farmácia, padaria e bebidas alcoólicas, está tudo junto e misturado. Fralda com barraca de camping, pneu com desodorante, estrogonofe com sorvete… e por aí vai.

Você solicita ajuda a um atendente. “Poderia por favor me mostrar onde estão os croissants”?

“Claro”, o atendente responde e te leva até um lugar onde há biscoitos e bolachas.

“Esses não são croissants.” – você diz.

O atendente pede desculpas e te leva a um lugar onde há farinhas e cereais.

A sua cabeça dói. Você respira fundo e diz “Eh… legal saber que tudo isso existe, mas eu realmente preciso de um croissant. Você sabe onde eles estão?

“Claro”, o atendente responde e te leva até um lugar onde há vários doces e guloseimas.

E isso se repete por mais algum tempo, até que você desiste, agradece pela imensa ajuda e volta para casa uma hora mais velho e com o mesmo número de croissants que tinha quando saiu.

Você diz para a pessoa que mora com você:

“Desculpe, mas parece que o supermercado não vende mais croissants ou então escondeu eles em algum buraco no subsolo”. Tá tudo diferente lá, não dá mais pra entender. Tem guarda-chuvas, peças de carro, berço de bebês, roupa de cama, tudo isso misturado com iogurte, maionese e café. Os atendentes também parecem bastante confusos. A gente fala uma coisa e eles entendem outra.”

Nisso, a pessoa que mora com você sorri e diz:

“Tudo bem, não se preocupe! Me ligaram do supermercado agora há pouco, enquanto você estava lá. Eles lançaram uma consultoria gratuita, especializada em localizar os produtos que precisamos. Vou ligar agora mesmo e pedir para entregarem o croissant aqui em casa, ok?”

Minutos depois, a campainha toca. Na porta, há um entregador do supermercado, segurando uma caixa estranhamente grande para um croissant. Você recebe a caixa, agradece o entregador e entra para dentro de casa. Ao abrir a caixa, você encontra um carburador de motocicleta.

[INTRO MUSIC]

O mundo do marketing de buscas passou por grandes mudanças em anos recentes.

As palavras-chave exatas já não são mais exatas, os anúncios não podem mais ser esculpidos palavra por palavra, de ponta a ponta, os lances manuais foram enterrados em uma configuração obscura, os custos por clique passam pela inflação dos anos 80, e o fato é que está cada vez mais difícil alcançar os resultados que você precisa.

Para cada palavra-chave exata que você adiciona em uma campanha, você precisa incluir outras dez ou vinte palavras-chave negativas, só para evitar um desmaio na hora de conferir os termos de pesquisa que acionaram o anúncio.

A cada 10 prospects que chegam pra mim solicitando o serviço de gestão de campanhas, metade está traumatizada com o serviço de outras agências ou com o sistema em si, e a outra metade está traumatizada com as duas coisas.

É verdade que quase todas as profissões estão sendo ameaçadas de alguma forma com o advento da inteligência artificial, mas algumas profissões sofreram impactos mais drásticos e mais cedo do que outras. No nosso caso, já brigávamos com a máquinas muito antes de sabermos o que era o ChatGPT.

Mas a verdade é que no Google Ads, “Mudança” é o nome do jogo. Quem já atua há 15 anos na área sabe disso muito bem.

Fora as mudanças de interface e funcionalidades, há uma pressão enorme e crescente para aplicação de recomendações automáticas.

Mas mesmo se você conseguir se desviar das opções automáticas igual o Neo desvia de tiros na Matrix, você pode cair numa das consultorias gratuitas oferecidas por aí.

O nível de personalização nessas consultorias é incrível. Incrivelmente próximo de zero. Se bobear, tentam convencer até um vendedor ambulante de algodão doce a criar campanhas “Pmax”. Os resultados são igualmente incríveis, como você pode imaginar ou, na pior das hipóteses, já descobriu com o seu bolso.

E quando a sua performance vai pro saco e o seu negócio vai pelos ares, o que você faz? Chora no Xuíter?

Não. Você procura ajuda profissional, alguém que trabalhe do seu lado. É assim que você restabelece o controle e a lucratividade da sua conta, levando o seu negócio para o próximo nível.

E foi exatamente isso o que fez uma das ouvintes deste podcast, Alexandra Sanglard. Ao invés de chorar no Xuíter, ela visitou o site deste podcast e solicitou uma consultoria pontual comigo para recuperar e incrementar a performance da sua conta.

Eu poderia contar esse case com as minhas palavras, mas não tão bem como ela.

Então, segue aqui o seu depoimento.

[DEPOIMENTO]

Uau, isso é o que eu chamo de um depoimento. Muito obrigado, Alexandra! Eu fico muito feliz em ajudá-la!

Pra mim, este caso foi um grande desafio. Peguei uma conta em estado de terra arrasada e, junto com a Alexandra, estabelecemos novos padrões de medição com o Google Analytics 4 e reestruturamos a sua campanha com foco em resultados. Foi muito legal.

Ah, e para quem se interessou pelo trabalho da Alexandra, eu deixei um link para o site dela na descrição deste episódio.

Bom, se você ou alguém que você conheça está passando pelo mesmo problema que a Alexandra, ou seja, tinha uma conta de Google Ads que funcionava bem e de repente viu os seus resultados despencarem, agora você já sabe o que fazer! Visite o site googleadsnaveia.com.br e agende uma consultoria diretamente comigo. O link para o meu perfil do Linkedin também está nas notas deste episódio, caso você queria puxar papo por lá.

Vamos agendar uma conversa inicial, sem compromissos, para eu ver como posso te ajudar.

Me despeço por aqui. Obrigado, desculpe qualquer coisa. Cuidado com os 3 C’s: carboidratos, carburadores de motocicletas e consultorias gratuitas. Volto em breve com as novidades do Google Ads. Se você gostou, envie o link deste episódio para alguém.