Adote o Google Analytics 4
Episódio aleatório e oportuno sobre a necessidade de adotar o Google Analytics 4 para garantir e aprimorar a mensuração de resultados em websites.
[NOTAS DO EPISÓDIO]
// Trivia
Este episódio pode ou não conter partes de texto geradas pelo Chat-GPT
[TRANSCRIÇÃO]
Olá!
Interrompemos a nossa pausa para trazer literalmente um anúncio que pode te interessar.
INTRO
Hoje, vou falar sobre o novo Google Analytics 4 e por que contratar um consultor ou consultora pode ser fundamental para as empresas na hora de implementar essa ferramenta de forma eficaz.
Então, o que é o Google Analytics 4?
Começando então pela verba consumida, o Google deu 86,8% da verba para o anúncio responsivo. O anúncio de texto expandido levou 12,2% da verba e, os anúncios dinâmicos, apenas 1%.
Eu estava certo sobre o Google favorecer o anúncio de texto responsivo, mas me surpreendeu que ele deixou os anúncios dinâmicos tão de lado, levando em conta que é o próprio Google que os gera.
O Google Analytics 4 é a mais recente versão da ferramenta do Google de análise para web e agora também para apps, que fornece às empresas uma compreensão mais abrangente da jornada do cliente em vários canais e dispositivos.
Ao contrário da versão anterior, que se concentrava em sessões e visualizações de página, o Google Analytics 4 usa um modelo de dados orientado a eventos que rastreia as interações do usuário com um site ou aplicativo.
Isso permite que as empresas vejam como os usuários interagem com seu conteúdo, produtos e serviços ao longo de toda a jornada do cliente.
Por que contratar uma consultoria?
Implementar o Google Analytics 4 pode ser um processo complexo, especialmente para empresas novas em análise da web ou com recursos limitados. Além disso, o tempo está acabando, pois o antigo Google Analytics (conhecido como Universal analytics) será descontinuado em 1º julho de 2023 e quem não tiver uma propriedade de GA4, basicamente ficará sem dados.
É aí que entra a consultoria especializada. Contratar uma consultoria pode ajudar as empresas a navegar nesse processo e garantir que estejam usando a ferramenta de forma eficaz.
Uma consultoria pode ajudar as empresas com tarefas como configuração de códigos de rastreamento, configuração de eventos e criação de relatórios personalizados.
Melhor ainda se a consultoria fornecer treinamento e suporte para ajudar as empresas a aproveitar ao máximo seus dados em análise.
Uma consultoria pode ainda ajudar as empresas a evitar erros comuns na implementação que podem levar a dados imprecisos ou rastreamento incompleto.
Isso é importante porque dados imprecisos podem levar a insights incorretos e decisões que podem impactar negativamente uma empresa.
Uma consultoria também pode ajudar as empresas a identificar oportunidades de otimização e melhoria com base em seus dados de análise.
Ela pode ajudar as empresas a entender o comportamento e preferências do usuário, identificar áreas do site ou aplicativo que podem estar causando fricção ou confusão e fazer recomendações sobre como melhorar a experiência do usuário e aumentar as conversões.
Então, para as empresas que estão interessadas em contratar uma consultoria para implementação do Google Analytics 4, o que não pode faltar?
O mais importante é encontrar alguém que tenha experiência com o Google Analytics 4, que esteja disposto a colaborar de perto com a empresa e adaptar seus serviços para atender às suas necessidades específicas.
Bem, eu sou uma dessas pessoas e neste momento, não sei por quanto tempo ainda, estou oferecendo serviços de implementação e treinamento do Google Analytics 4 em web sites.
Caso seja do seu interesse, clique no link que deixei na descrição deste episódio e entre em contato.
Até a próxima!