Tchau, Ampla Modificada!

[DESCRIÇÃO]

O Google Ads acaba de anunciar que vamos ter que nos desapegar da correspondência de palavras-chave Ampla Modificada. O que isso quer dizer e quais os impactos desta decisão na sua estratégia de campanhas? Escute aqui primeiro.

[NOTAS DO EPISÓDIO]

// Links

// Trivia

“Este episódio não foi planejado.”

[TRANSCRIÇÃO]

INTRO

Uma especialista de Google Ads chega correndo no ponto de ônibus e entra pela porta da frente (do ônibus) dizendo: “você sabe se esse ônibus passa na Savassi?”.

A turista que estava do lado não entendeu nada (achou que não era português) e o motorista do ônibus, chamado Google Ads respondeu: “Que ônibus?”.

ABERTURA

Ei! Aqui é o Amarred, e você está ouvindo Google Ads na Veia: um podcast criado para ajudar empreendedores e profissionais de marketing a elevar o nível de suas campanhas e alcançar melhores resultados no Google. Ok, vamos fazer isso!

CONTEÚDO

Este episódio não foi planejado. Eu já estava pronto para soltar o último episódio da primeira temporada, quando veio uma notícia de repente em que o Google estava mudando a regra do jogo, de novo.

Depois de permitir que variações próximas fossem acionadas por palavras-chaves Exatas…

Depois de permitir que termos completamente diferentes fossem acionados por palavras-chaves Exatas por terem o mesmo significado…

E depois de ampliar essas regras para correspondência de Frase e Ampla Modificada, o próximo passo Lógico não poderia ser outro.

O Google Ads acaba de anunciar ontem, dia 4 de fevereiro, que vai matar correspondência de palavras-chaves Ampla Modificada, cujos efeitos já vão poder ser sentidos a partir desse mês, pois os comportamentos dessas correspondências já vão começar a mudar.

Quando chegarmos em julho já não será nem mais possível criar palavras chaves com correspondência Ampla modificada.

Não é só isso. A correspondência de frase terá o seu escopo ampliado pegando termos que antes seriam alcançados apenas por palavras-chaves na correspondência Ampla Modificada.

Segundo Google, as correspondências de palavras-chaves Exatas eram melhores para precisão enquanto as amplas eram melhores para alcance (o que a gente já sabia), e as correspondências de Frase e Ampla Modificada são o ponto de equilíbrio entre essas duas coisas.

O impacto disso tudo é que você já pode começar a sentir uma mudança de performance na sua conta, dependendo de como que estrutura das campanhas foi montada.
Então temos uma tempestade vindo aí e as dicas do Google para esta tempestade são bem curiosas.

Ele diz para você a monitorar sua performance, porque ela vai sacudir.

Diz para você seguir as recomendações do Google Ads e remover as palavras-chave redundantes.

Diz para você usar correspondência Ampla com estratégia de lances automatizados (humm, interessante isso né… para ele.

Diz também para você continuar usando as palavras com correspondências negativas. Essa é uma dica muito interessante considerando que ele já tirou da gente recentemente parte dos termos de pesquisa reportados.

Mas Nem tudo são notícias. Tem algumas vantagens nessa mudança, por exemplo: a correspondência Ampla Modificada não respeitava a ordem das palavras, então as palavras poderiam vir em ordem completamente diferente, acionando o termo de pesquisa que na verdade não tinham nada a ver com que você queria.

Além disso, segundo o próprio Google, 15% das buscas realizadas no Google diariamente são inéditas, o que significa que é impossível alcançar toda sua demanda desejada com palavras chaves ultra-específicas.

Bom… e as desvantagens são:

Primeiro: mais um controle que sai da nossa mão e cada vez mais a gente tem que delegar o poder de decisão para o algoritmo.

Portanto nesse momento a única coisa que você pode fazer é revisar a sua estratégia de palavras-chaves e repensar a forma como você planeja campanhas.

FECHAMENTO

Esse foi um episódio surpresa, até para mim, do Google Ads na Veia. Para dar continuidade a essas reflexões e saber o que você pode fazer daqui para frente, visite a página desse episódio em www.googleadsnaveia.com.br.

[DICAS BÔNUS]

  • Inclua na sua estratégia palavras-chave com correspondência de frase, a partir de versões aproximadas das suas antigas palavras-chave amplas modificadas.
  • Adicione os termos de pesquisa acionados por antigas palavras-chave amplas modificadas que trouxeram resultados desejados.
  • Experimente uma versão totalmente ampla da palavra-chave que corresponde ao tema central do grupo de anúncios, com o cuidado de limitar os lances e incluir 3 ou mais palavras para ajustar melhor a intenção.