Por que os meus anúncios não estão aparecendo?

[DESCRIÇÃO]

Isso não é só um episódio de podcast, é basicamente um tratado sobre alguns dos possíveis motivos pelos quais o seu anúncio não apareceu em uma busca que você acabou de fazer no Google. Serão citados nada menos do que 17 motivos pelos quais um anúncio pode não ter sido exibido, ainda que você ache que deveria. Em resumo: os anúncios não vão aparecer sempre. Conheça alguns motivos.

[NOTAS DO EPISÓDIO]

// Links

// Trivia

“A lista de casos nos quais os anúncios que não apareceram foi inspirada em consultorias realizadas ao longo dos últimos anos.”

[TRANSCRIÇÃO]

INTRO

Eu ganhasse um centavo cada vez que alguém me perguntasse por que os anúncios dessa pessoa não estão aparecendo no Google, eu já teria mais ou menos uns R$ 3,00 agora… Quer dizer, a não sei que fossem centavos de dólar… aí eu teria mais de R$ 16,00.

ABERTURA

Ei! Aqui é o Amarred, e você está ouvindo Google Ads na Veia: um podcast criado para ajudar empreendedores e profissionais de marketing a elevar o nível de suas campanhas e alcançar melhores resultados no Google. Ok, vamos fazer isso!

CONTEÚDO

“Por que os meus anúncios não estão aparecendo?” é a mãe de todas as perguntas no Google Ads.

Parece que a expectativa dos anunciantes é que os anúncios aparecem sempre que eles pesquisassem no Google.

Existe uma preocupação legítima com isso né… quem pesquisa no Google por uma palavra que teoricamente está comprando e não vê o próprio anúncio dá a impressão de que ninguém mais está vendo também.

Mas tem também uma preocupação irreal que tá totalmente baseada em vaidade. A pessoa fica pesquisando próprio nome, o nome da empresa, o nome do produto, o dia inteiro no Google, para ver se tá aparecendo.

Quando você faz uma pesquisa no Google, não existe uma razão para os seus anúncios não aparecerem. Existem dezenas!

Nesse episódio eu vou falar sobre algumas dessas razões eu espero que ele seja útil para mim, para você, para todo mundo.

Só um detalhe: a maioria das proposições que eu vou falar a seguir foram pensadas mais para rede de pesquisa, embora várias também possam fazer sentido na rede de display.

Então vamos relembrar como é que funciona a pesquisa do Google…

Quando alguém faz uma busca no Google, antes da página de resultados aparecer, ocorre um leilão em tempo real.

Vários anunciantes concorrem por aquela mesma palavra-chave, mas só alguns serão contemplados.

Uma coisa que talvez você não saiba é que os resultados que aparecem no Google são personalizados. Ou seja, cada pesquisa no Google é única.

Quando um anúncio não aparece pode ser por um motivo completamente diferente da última vez que ele não apareceu, mesmo que tem sido um segundo atrás.

Então vamos começar a falando primeiramente sobre dinheiro.

Situação 1:

A anúncio não tá aparecendo porque o orçamento diário já acabou nesse dia.

Situação 2:

A verba disponível na conta se esgotou.

Situação 3:

A verba disponível na conta não acabou e você ainda tem orçamento diário para esse dia, mas o orçamento diário não é suficiente para compreender todas as horas do dia que estão na programação dos anúncios. Sendo assim, os anúncios vão ser distribuídos ao longo do dia e não vão aparecer sempre.

Bom vamos agora falar um pouquinho sobre lances.

Situação 4:

Talvez você utilize estratégias de lances automatizadas e isso faz com que a inteligência artificial do Google decida os lances por você. E aí, durante essa busca que você acabou de fazer, a inteligência artificial resolveu trabalhar com o lance mais baixo e você não qualificou.

Situação 5:

Você trabalha com lance os manuais, só que os lances finais podem ter ficado insuficientes.

O que eu tô chamando de lance final é aquele lance que vai efetivamente para o leilão depois que todas as modificações de lances foram aplicadas.

Por exemplo: você definiu um valor específico para o lance de uma palavra-chave, só que existem modificadores de lance para todo lado no Google Ads. Você poderia ter um redutor de lances caso o usuário esteja realizando a busca pelo tablet. Da mesma forma, poderia ter um modificador de lances que aumenta em 10% se a pessoa estiver utilizando o desktop.

Outro exemplo é ter modificadores de lances para aumentar ou diminuir o lance, dependendo do dia da semana e da hora do dia. Sendo assim, o seu lance pode ficar muito baixo em um determinado momento devido a um modificador de lances qualquer.

Por isso vale a pena sempre fazer um check-up na sua conta e olhar todos os modificadores de lances que estão atuando.

Por falar em dia da semana hora do dia…

Situação 6

A sua programação de anúncios não contempla o momento em que você fez a pesquisa.

Situação 7, 8, 9, 10…

Sexo, idade, local, raio geográfico, renda familiar, enfim, talvez o anúncio esteja aparecendo para o dono ou dona da empresa por que simplesmente não tá na segmentação adequada.

Falando agora sobre palavras-chaves…

Situação 11

Talvez não tenha uma palavra-chave ativa na conta que corresponde ao termo que foi pesquisado. É para isso que servem as correspondências de palavras-chave e se a gente tiver utilizando só palavras-chaves exatas, isso vai reduzir muito o limite de variações de termos que podem ativar aquela palavra.

Situação 12

Agora, falando sobre bloqueios…

O termo pesquisado ativou uma palavra-chave que tá negativada, seja na conta, na campanha, no grupo de anúncios ou mesmo numa lista compartilhada de palavras-chaves negativas.

Situação 13

O resultado foi impedido de aparecer devido a uma exclusão. Pode ser uma exclusão de IP, uma exclusão de público-alvo ou mesmo uma exclusão de faixa de renda, e isso para citar apenas algumas possibilidades de exclusão né… porque isso aqui é um episódio de podcast, não um livro.

Situação 14

Concorrência agressiva. Podem haver novos entrantes no seu segmento, anunciando para as mesmas palavras-chaves, cheio de automação, cheio de lance exorbitante, e aí você não tá ficando com lance competitivo.

Ou ainda, você começou a disputar com um grande player, que resolveu dar uma bocada no seu mercado.

Situação 15

Pode ser que a página do seu site que é destino do anúncio começou a dar erro de “página não encontrada” e o Google parou de exibir esses anúncios.

Situação 16

Violação da política de anunciantes.

Você editou o seu anúncio e colocou lá algum texto que não é permitido.

Situação 17

Personalização de resultados.

O Google mostra anúncios conforme o histórico de navegação da pessoa e, principalmente, o histórico de cliques.

Não existe estratégia de lances baseada em massagem de ego de CEO. Então o que o Google faz? Se tem uma pessoa sempre buscando aquela mesma palavra, e aí essa pessoa nunca clica no próprio anúncio… para quê que o Google vai continuar mostrando aquele anúncio praquela pessoa? É bom lembrar que o Google ganha dinheiro quando as pessoas clicam, então ele quer o clique.

Pode parecer contraintuitivo, mas fazer uma busca no Google é a pior forma de ver se os seus anúncios estão aparecendo.

Daqui a pouquinho eu vou falar sobre análises que são infinitamente melhores do que fazer uma pesquisa no Google para ver se os seu anúncio está aparecendo.

Break

Ei, aqui é o Amarred, e você está ouvindo Google Ads na Veia e se você curte experiência de aprender por áudio, que tal levar isso para um próximo nível?

Já imaginou absorver o conteúdo do livro inteiro em algumas horas, ao invés de vários dias?

Bom, isso é possível com o Audible, da Amazon, e eu tenho um presente para você.

Entre agora em www.googleadsnaveia.com.br/audiobook, clique num link especial que tem lá, que você vai levar um audiobook de graça, fazendo uma assinatura de 30 dias grátis do Audible.

Você ganha, eu ganho e o Jeff Bezos também ganha!

Passado esse prazo, assinatura custa US$ 14.95 por mês.

Se você não desejar permanecer assinante, basta cancelar antes de completar os 30 dias.

Se você permanecer assinante você vai levar um audiobook por mês, independente do valor dele.

Mas se você não quiser assinar, você ainda pode comprar os audiobooks de forma avulsa.

Com assinatura você ainda leva mais dois títulos do Audible Originals, por mês.

A assinatura também te dá 30% de desconto na compra de qualquer audiobook.

Você pode trocar qualquer título que não tenha gostado e cancelar a qualquer momento. Os audiobooks que você tiver comprado continuarão sendo seus.

O Audible tem uma biblioteca com mais de 400 mil audiobooks e podcasts, então com certeza tem algum lá para você.

Análises Melhores

Vamos voltar para o assunto dos anúncios na parecendo.

Então agora eu vou te ensinar algumas formas de você fazer análises melhores sobre isso.

Primeiro ponto: verifique a ferramenta chamada Diagnóstico e Visualização de Anúncios. Ela fica em ferramentas e configurações, né, lá no alto à direita. Você clica e verifica a lista onde tem Ferramenta de Planejamento. Vai ser o último item dessa lista.

Nessa ferramenta de Diagnóstico de Visualizações de Anúncio você pode pesquisar uma palavra-chave para a qual você acredita que você deveria estar parecendo e você vai ver se o anúncio aparece ou não.

Segundo ponto: aprenda a trabalhar com as métricas relacionadas à parcela de impressão.

Uma forma de visualizar essas métricas é você ir no nível de campanhas e aí, acima da sua tabela, onde tem as principais métricas que você tá acostumado(a) a olhar, você vai clicar lá em Colunas, Modificar Colunas e Métricas Competitivas.

Bom, ali dentro você vai marcar as métricas Parcela de Impressão, Parcela de Impressão Perdida devido ao Orçamento e Parcela de Impressão Perdida devido à Classificação.

Então você vai saber qual o percentual de vezes que o seu anúncio aparece, qual o percentual de vezes que o seu anúncio não apareceu porque o seu orçamento do dia já tinha acabado e qual o percentual de vezes que você não apareceu porque a sua classificação não foi suficiente.

A Parcela de Impressão é o número de impressões recebidas dividido pelo número estimado de impressões que ativariam o seu anúncio. Mas aí atuam todas aquelas configurações de segmentação, lance, a qualidade do seu anúncio e do site, Taxa de Cliques histórica ou estimada, o índice de qualidade, o contexto, ou seja a intenção por trás da pesquisa, as classificações mínimas do anúncio e o impacto esperado de extensões e outros formatos também.

E um terceiro ponto pra você analisar são as informações de leilão, ou seja, como que você está perante os concorrentes que competiram pelas mesmas buscas.

Você pode encontrar isso no nível da campanha ou do grupo de anúncio. Basta escolher a campanha ou o grupo de anúncio, mais esquerda e naquela coluna do meio, dentro de palavras-chave você vai clicar no último item, chamado Informações do Leilão.

Nesse relatório você vai ver uma tabela com diversas métricas.

A primeira é a Parcela de Impressões, que você já conhece. Ela vai mostrar quantos por cento cada um de vocês apareceu… seja você ou algum concorrente.

A Taxa de Sobreposição é o percentual de vezes que você e aquele concorrente apareceram ao mesmo tempo.

A Taxa de Posição Superior é o percentual de vezes que o concorrente apareceu acima do seu anúncio.

A Taxa da Parte Superior da Página é o percentual de vezes que você ou seu concorrente (dependendo de qual linha que você tá na alisando) apareceu acima dos resultados orgânicos.

A Taxa da Primeira Posição na Página é o percentual de vezes que você, ou cada um aí dos seus concorrentes, apareceu na primeira posição absoluta dos anúncios.

Por fim, a Parcela de Superação quer dizer: o percentual de vezes que você apareceu acima de cada um desses concorrentes, sendo que o concorrente pode: ou ter aparecido abaixo de você ou até mesmo não ter aparecido.

Bom, como você pode ver tem muitas coisas interessantes para analisar e vai trazer uma reflexão muito mais rica do que ficar pesquisando no Google para ver se o seu anúncio aparece.

E você? Conhece alguém que vive pesquisando os próprios anúncios no Google? Envie esse episódio para essa pessoa, faça um favor a ela. Ela vai te ter como alguém que é muito antenado(a) e tá sempre aí para ajudar.

Até a próxima!