Olá, Mundo!

[DESCRIÇÃO]

Episódio comemorativo de publicação do site deste podcast.

[NOTAS DO EPISÓDIO]

// Conteúdo Extra

Os prints de telas abaixo refletem o GTM e GA que mensuram os cliques em plataformas de podcasts presentes na homepage.

Ícones de plataformas de podcasts

Ícones de plataformas de podcasts

Tags configuradas pelo Google Tag Manager

Com o Google Tag Manager, triggers e tags foram configuradas para gerar o acompanhamento de cliques nos ícones de plataformas de podcasts
Com o Google Tag Manager, triggers e tags foram configuradas para gerar o acompanhamento de cliques nos ícones de plataformas de podcasts

Eventos de cliques mensurados pelo Google Analytics

Google Analytics para sites de podcasts
Os eventos para cada clique em ícones de plataformas gerados pelo Google Tag Manager são medidos pelo Google Analytics.

// Trivia

“Este episódio foi gravado sem qualquer roteiro, e isso deve ter ficado mais ou menos claro.”

[TRANSCRIÇÃO]

Olá, Mundo!

No episódio de hoje eu vou comentar sobre o pequeno site que eu lancei para esse podcast algumas coisas interessantes sobre ele.

INTRO

Ei! Aqui é o Amarred, e você está ouvindo Google Ads na Veia: um podcast criado para ajudar empreendedores e profissionais de marketing a elevar o nível de suas campanhas e alcançar melhores resultados no Google. Ok, vamos fazer isso!

A partir de agora, além daqueles três episódios iniciais (ou quatro, contando com esse) o podcast conta também com um site.

Ele fica em www.googleadsnaveia.com.br. Você vai achar ele mais simples. É um site construído em WordPress eu fiz ele bem rápido mesmo.

Além da página inicial, onde você pode ouvir o último episódio publicado, você também encontra uma página que lista todos os episódios, tem uma página para cada episódio e tem também uma página de contato.

Na página de cada episódio, por enquanto, o que tem um player para ouvir aquele episódio via computador ou celular e também tem a descrição do episódio, as notas do episódio com links e informações metalinguística ali.

E futuramente, né, assim, espero que em breve, vai ver também transcrições dos episódios ali, nessa página de cada episódio.

Mas isso é a parte da frente do site, né, ele parece muito simples. Por trás tem algumas coisas interessantes acontecendo.

Ele tem um Google Analytics, operando, que nos dá muitas métricas e dimensões para analisar o tráfego de quem está acessando esse site.

Tem o Google Tag Manager que nos permite colocar tags bem específicas em páginas específicas e em ações específicas… e quando eu digo “nos permite” é “me permite” né? Este podcast é… é só eu mesmo.

Bom, tem o Google Search Console, que vai me dar informações sobre as pesquisas orgânicas no Google.

Tem um Google Data Studio que me dá um painel de controle, o que também é conhecido como dashboard, para acompanhar as métricas do site.

Já existe uma conta de Google Ads, específica para este podcast… então vai começar aparecer alguns anúncios por aí…

E já dando spoiler: as próximas páginas que serão criadas é a página que fala sobre podcast, uma página contendo links úteis e eventualmente também um blog.

O Google Ads na Veia um podcast esquisito que atualmente já é ouvida em mais de dez países (o que é bem surpreendente para mim) mas eu gostaria de saber o quê que você, que tá ouvindo aí, tá achando disso tudo.

Então caso você tenha um tempo, tenha vontade, vá lá no site, acesse a página de contato e escreva alguma coisa, que eu vou ler.

Mas… é isso aí! Muito obrigado por ouvir o episódio até aqui.

O próximo, talvez o outro, ou o outro (não sei exatamente) vai ser sobre auditoria de contas, o que pode ser um pouco técnico mas que vai interessar aí uma parcela dos ouvintes em dúvidas, ou eu pelo menos.