Como aumentar o seu Índice de Qualidade

[DESCRIÇÃO]

O Índice de Qualidade é uma métrica do Google Ads que impacta desde a posição em que os seus anúncios aparecem, o tanto que você paga por clique ou até mesmo se os seus anúncios sequer aparecem. Aprender a otimizar esta métrica pode fazer a diferença que faltava na sua conta e transformar a realidade do seu negócio.

[NOTAS DO EPISÓDIO]

// Trivia

“Este episódio foi escrito e gravado numa única sentada.”

[TRANSCRIÇÃO]

INTRO
Há muito tempo atrás eu li num livro de marketing que é melhor ser o primeiro do que ser o melhor.

Mas no Google Ads não é bem assim que funciona. A gente precisa ser o melhor para ser o primeiro.

ABERTURA

Ei! Aqui é o Amarred, e você está ouvindo Google Ads na Veia: um podcast criado para ajudar empreendedores e profissionais de marketing a elevar o nível de suas campanhas e alcançar melhores resultados no Google. Ok, vamos fazer isso!

CONTEÚDO

O Google leva os cliques em seus anúncios muito a sério.

Em parte, porque é assim que ele fez e ainda faz dinheiro. Tipo, muito dinheiro!

Mas não é só receita que os cliques geram para o Google. Eles também geram inteligência.

Parte desta inteligência é acessível aos anunciantes, então faz com que o Google Ads se torne um recurso estratégico para quem faz uso dele.

O clique em um anúncio no Google Ads conta uma história, ele conecta necessidades específicas às soluções mais relevantes.

É um grande canal de aprendizado sobre o seu público-alvo.

Só que para que isso aconteça, o Google tem que cuidar da qualidade dos seus resultados que ele apresenta.

Os resultados do Google, sejam anúncios ou resultados orgânicos, funcionam porque eles são relevantes.

De nada ajudaria um sistema de buscas que permitisse que a empresa com mais grana aparecesse sempre em primeiro lugar, mesmo que não fosse a mais relevante para determinada palavra-chave.

Se acontecesse isso, os usuários deixariam de usar o Google assim que tivesse um sistema de buscas com resultados mais apropriados.

Então, o que o Google quer, no fundo, no fundo mesmo, não é o clique mais caro, ou mesmo o clique. Ou melhor, ele não quer um clique, ele quer vários cliques, milhões de cliques, quantos cliques forem possíveis de cada usuário.

O clique num bom resultado é apenas um degrau para chegar no verdadeiro objetivo, que é a fidelidade dos usuários.

E a forma como eles encontraram para garantir a fidelidade dos usuários, é criando um sistema que maximiza a experiência dos usuários como um todo.

Funciona assim: os anúncios do Google Ads são exibidos após um leilão automatizado em tempo real.

Vários anunciantes querem aparecer para a mesma palavra-chave e cada um tem o seu lance máximo de custo por clique que tá afim de pagar.

Não se ganha essa disputa simplesmente com os lances mais agressivos, porque os lances são apenas parte da equação.

A relevância entre o anúncio, a palavra-chave e a página de destino contam muito.

A probabilidade de um anúncio ser clicado conta.

A experiência que o usuário vai encontrar na página de destino também conta.

Então o objetivo do Google é entregar a melhor experiência possível para os seus usuários, para manter a fidelidade deles. Mesmo que para isso o Google possa pegar o conteúdo de um site, extrair este conteúdo e mostrar essa resposta na própria página de resultados, de forma que os usuários sequer precisem entrar naqueles sites.

Essa é a importância que o Google dá para a satisfação dos usuários e, pensando nisso, ele também personaliza os resultados.

Ninguém é igual a ninguém, então não adianta mostrar a mesma coisa para todo mundo. Nós não respondemos a diferentes mensagens da mesma forma. Não temos os mesmos interesses ou valorizamos as mesmas particularidades.

Então a melhor resposta que o Google pode dar para um usuário depende daquele usuário.

E é por isso que a página de resultados do Google não é a mesma para todo mundo.

Os resultados não são os mesmos. Se duas pessoas pesquisam em seus próprios dispositivos a mesma palavra-chave no Google, os resultados serão diferentes. Alguns anúncios talvez apareçam em comum, mas talvez a ordem seja diferente. Não é a mesma coisa. Cada vez que alguém faz uma busca no Google, é um acontecimento único no universo.

Para garantir a eficiência de seus resultados, o Google Ads trabalha com uma métrica chamada “Índice de Qualidade”.

Ela pode ser encontrada no relatório de palavras-chave, mas você tem que incluir a sua coluna manualmente.

ÍNDICE DE QUALIDADE

Quando a gente olha para o Índice de Qualidade lá das nossas palavras-chave, oque a gente vê é só uma amostra, um arredondamento, uma tendência. Uma nota que vai de 1 a 10.

O Índice de Qualidade real varia conforme o leilão, busca a busca. Ou seja, ele vai mudar e variar o tempo todo. O que a gente vê no nosso relatório varia, mas não da mesma forma, não na mesma velocidade.

Ter um norte ajuda, mesmo que não seja o mapa completo. E se essa métrica resume o cenário de uma forma que a gente possa entender, então a gente consegue mudar o cenário.

3 Fatores são essenciais para a formação da nota do Índice de Qualidade: a Taxa de Cliques (CTR), Relevância entre a palavra-chave, o anúncio e o conteúdo da página de destino, e a própria experiência na página de destino.

Mas um estudo de engenharia reversa do Índice de Qualidade que eu li revelou que a Taxa de Cliques (CTR) e a experiência na página de destino possuem maior peso.

Ou seja, é melhor ter um anúncio relevante e chamativo, que atrai o clique e leva para uma experiência bem-sucedida, do que ter a melhor estratégia de palavras-chave, disparando anúncios entediantes ou levando as pessoas para uma página sofrível.

E qual seria um bom Índice de Qualidade?

Para palavras-chave que não citam a própria marca, um Índice de Qualidade de 7 já é bem legal.

Mas isso não significa que você tem que pausar as palavras-chave que tem Índice de Qualidade mais baixos.

Você pode até pagar mais pelo clique, naquelas palavras-chaves que estão com Índice de Qualidade 4, por exemplo. Mas se a palavra estiver trazendo receita e a conta for positiva, você deve mantê-la e tentar aprimorar o seu Índice de Qualidade.

COMO MELHORAR

E aí a gente chega na discussão sobre como melhorar o índice de Qualidade. Tem jeito.

Você pode melhorar o seu índice de qualidade, mexendo na organização das palavras-chave, com a criação de novos anúncios mais relevantes e também cuidando melhor da sua página de destino.

Organize a sua conta buscando mais especificidade nos grupos de anúncios. Faça um casamento entre as palavras-chave e anúncios correspondentes em diferentes grupos de anúncios temáticos.

Isso será meio caminho andado para aumentar a relevância e impulsionar a Taxa de Cliques (CTR).

Pense não apenas nas palavras-chave, mas na intenção por trás das palavras.

Se o termo de pesquisa é mais de fundo de funil, mostre um anúncio que dialoga com essa pessoa que está na fase final de decisão de compra.

Faça testes com anúncios, sempre rodando pelo menos 2 anúncios por grupo, ainda que você tenha um orçamento pequeno. Assim você vai sempre saber qual é o melhor.

Precisamos acumular dados em cada um dos anúncios para depois decidir qual foi o vencedor. Aí você pode pausar o anúncio que não desempenhou tão bem e criar variações do que foi melhor.

Você também pode testar ideias completamente diferentes e descubra novos caminhos para os seus anúncios.

É importante ficar de olho na Taxa de Cliques (CTR), mas não deixe de ver também a Taxa de Conversão e o Custo por Conversão de cada anúncio, caso tenha as conversões configuradas.

Só mais uma coisinha: tenha conversões configuradas.

A experiência na página de destino pode ser melhorada com conteúdo relevante, velocidade de carregamento, facilidade de navegação e utilidade do conteúdo para os usuários.

Se, após ver a sua landing page, o usuário volta para a página de resultados do Google e clica em outro link, é sinal que a sua página não está resolvendo os problemas daquela pessoa.

HOMENAGEM

Esse foi o sétimo episódio do deste podcast e eu quero pedir licença para homenagear um grande amigo que era apaixonado pelo número 7.

Guim e Amarred

Guim, também conhecido como Mineiro, foi não só um dos meus melhores amigos, mas eu sei que ele foi um dos melhores amigos de todos os amigos que ele teve.

Foi o Guim que me apresentou para SEO e me ensinou os primeiros passos, no início dos anos 2.000.

Isso me levou a direcionar minha carreira toda para marketing de buscas, me fez aprofundar em Analytics e depois explorar o Google Ads.

Então eu posso seguramente dizer que se eu tenho uma carreira bem sucedida hoje, devo uma parte disso ao Guim.

Mas não foi só isso que ele me ensinou. O Guim era uma referência inesgotável de ousadia e honestidade consigo mesmo.

Ele deu duas voltas ao mundo. Em uma delas, parou no Havaí para passar alguns dias e ficou vários meses.

Ele estava sempre onde o coração dele estava, tanto que depois ele acabou  se mudou para a ilha e de lá partiu para a sua próxima aventura.

Muito obrigado, Guim, porque hoje, quando eu preciso, eu consigo imaginar os conselhos que você me daria e até os trocadilhos infames que viriam de bônus.

A gente se esbarra no universo.

FECHAMENTO

No episódio de hoje, nós vimos que nem tudo na vida se resolve com mais dinheiro. Às vezes, basta ser o mais relevante.

E se você achou este episódio relevante, por favor indique para alguém que você acha que pode gostar.

Melhor ainda, entre no site googleadsnaveia.com.br e deixe o seu comentário (por voz ou por texto). Eu vou te responder, talvez até mesmo aqui.